Disco "A Hard Day's Night" completa 50 anos


A Hard Day's Night é o terceiro álbum da banda britânica The Beatles. Lançado em 1964, na Inglaterra, acompanhando o lançamento do filme homônimo.

A versão britânica do álbum não representa a trilha sonora do filme, como a versão americana que contém as músicas instrumentais do filme, além das músicas interpretadas pelos Beatles. A versão americana do álbum, no entanto, não contém todas as canções da versão britânica. A versão britânica também foi lançada com a capa mostrando o nome da banda e do álbum, enquanto a capa da versão americana realça o título com a manchete: "ORIGINAL MOTION PICTURE SOUND TRACK" ("trilha sonora original do filme").
O álbum foi o primeiro a trazer só composições de Lennon/McCartney. Trouxe também músicas de sucesso como "A Hard Day's Night", "I Should Have Known Better", "If I Fell", "Can't Buy Me Love" e a primeira balada popular escrita por Paul McCartney, "And I Love Her".

O filme, em preto e branco foi dirigido por Richard Lester. Mostrava a história de uma banda de rock que era perseguida por fãs histéricos. Após perseguições de fãs, entrevistas, e muito humor, a banda realiza um show na televisão. O filme mostra um pouco da realidade dos Beatles na época. No Brasil, o álbum e o filme foram lançados pelo nome de "Os reis do iê, iê, iê" (a expressão "iê, iê, iê" deriva de "yeah, yeah, yeah", presente no refrão da canção She Loves You).

O álbum original foi lançado no exterior em 1964, mas no Brasil o disco de vinil foi lançado pela gravadora, EMI-Odeon, em janeiro de 1965, em mono e nunca em estéreo, nem mesmo nas edições posteriores anos mais tarde.
A versão brasileira foi lançada com a mesma capa que a versão britânica, mas a cor azul do original foi trocada por vermelha, no Brasil. As canções incluídas na edição da Odeon são as mesmas da versão do álbum britânico.



Versão do Reino Unido

A Hard Day's Night (Nº1 por 21 semanas; 43 semanas nas paradas)
Selo: Parlophone PMC 1230 (Mono)/PCS 3058 (Estéreo)
Lançado: 10 de julho de 1964
Todas as faixas de autoria (Lennon/McCartney)
Lado A
N.º Título Duração
1. "A Hard Day's Night"   2:34
2. "I Should Have Known Better"   2:43
3. "If I Fell"   2:19
4. "I'm Happy Just to Dance with You"   1:56
5. "And I Love Her"   2:30
6. "Can't Buy Me Love"   2:09
7. "Tell Me Why"   2:12
Lado B
N.º Título Duração
1. "Any Time at All"   2:11
2. "I'll Be Back"   2:24
3. "You Can't Do That"   2:35
4. "Things We Said Today"   2:35



 

Versão dos Estados Unidos

A Hard Day's Night (Nº1 por 14 semanas; 51 semanas nas paradas)
Selo: United Artists UAL 3366 (Mono)/UAS 6366 (Estéreo)
Lançado: 26 de junho de 1964. 18 de julho de 1964 (trilha sonora do filme)
Todas as faixas de autoria (Lennon/McCartney), exceto nas citadas.

Lado A
N.º Título Duração
1. "A Hard Day's Night"   2:33
2. "Tell Me Why"   2:10
3. "I'll Cry Instead"   2:06
4. "I Should Have Known Better" (Instrumental, George Martin & sua Orquestra) 2:10
5. "I'm Happy Just to Dance with You"   1:59
6. "And I Love Her" (Instrumental, George Martin & sua Orquestra) 3:46
Lado B
N.º Título Duração
1. "I Should Have Known Better"   2:44
2. "If I Fell"   2:22
3. "And I Love Her"   2:29
4. "Ringo's Theme (This Boy)" (Instrumental, George Martin & sua Orquestra) 3:10
5. "Can't Buy Me Love"   2:12
6. "A Hard Day's Night" (Instrumental, George Martin & sua Orquestra) 2:24

Versão do Brasil

Reis do iê, iê, iê!
Selo: EMI-Odeon (MOFB 299 - mono)
Lançado: janeiro de 1965
Contém as mesmas canções que a versão britânica do álbum.
Capa igual à versão britânica, mas em vez de ter o tom azul a versão brasileira possui o tom vermelho.

  • "A Hard Day's Night" teve seu título sugerido por Ringo. Após um dia exaustivo de trabalho Ringo disse "It's been a hard day…and I looked around and saw it was dark so I said,…night!" ("Foi um dia duro… e eu olhei ao redor e vi que estava escuro, então eu disse,…noite"). Os dizeres de Ringo inspiraram o título do filme e consequentemente da música. Embora creditada a Lennon/McCartney, foi John quem compôs a música e a cantou também. Paul o acompanhou no vocais em alguns trechos. Além de "A Hard Day's Night", John compôs e cantou "I Should Have Known Better", "Any Time at All", "When I Get Home", "You Can't Do That" e "I'll Be Back".
  • Mais uma vez, John escreveu uma música e a deu para George cantar. "I'm Happy Just to Dance with You" foi a única canção cantada por George no álbum que não inclui nenhuma música de composição própria.
  • "Can't Buy Me Love" foi escrita por Paul e cantada por ele. A música foi lançada em compacto antes do álbum (junto a "You Can't Do That"), em março de 1964 e foi uma das primeiras que só trouxe a voz de um dos Beatles, os outros não se juntaram a Paul nem em coro. Foi a quarta música dos Beatles a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa, e o terceiro compacto a vender mais de um milhão de cópias na Inglaterra. Antes de gravar esta música nos estúdios, Abbey Road, os Beatles a gravaram em Paris no Pathé Marconi Studios, junto as versões em alemão de "She Loves You" e "I Want to Hold Your Hand".
  • "Things We Said Today" Paul escreveu para sua namorada na época, a atriz Jane Asher. A canção fala sobre as "coisas que nós dissemos" quando nós encontramos pela última vez, devido a seus compromissos, Paul e Jane não se encontravam com muita frequência.
  • John e Paul dividem os vocais principais em "If I Feel" e "Tell Me Why", ambas compostas principalmente por Lennon.
  • A música "You Can't Do That" foi a primeira música dos Beatles que George gravou usando uma guitarra de 12 cordas. Depois ele a usou também na música "A Hard Day's Night".
 Este álbum contém apenas treze canções, em vez das quatorze que eram de costume aparecer nos álbuns dos Beatles (nas versões britânicas). Os contos dizem que Ringo estava doente no dia que os Beatles tinham agendado para gravar a 14º canção para o álbum e, como ele não pode ir ao estúdio, arranjaram um baterista substituto que só prestou para eles ensaiarem, enquanto a 14º canção nunca foi gravada em tempo para a produção do disco.
É o único álbum dos Beatles em que todas as músicas são de autoria da dupla Lennon/McCartney.

Fonte: Wikipédia

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.