A Vida e a Obra do Fotógrafo pessoal de Paul McCartney


MJ Kim captura e cria imagens impressionantes de algumas das maiores estrelas do mundo, sendo a maior, Sir Paul McCartney.
As paredes de seu estúdio em Hollywood são cheias de retratos de grandes nomes da música e do entretenimento: Sting, Johnny Depp, Natalie Portman, Victoria Beckham e Justin Timberlake estão entre as muitas fotos emolduradas. E, em seguida, há um enorme retrato de ninguém menos que Paul McCartney.
Kim começou a trabalhar com McCartney em 2008, e, no ano seguinte, tornou-se seu fotógrafo pessoal. Além de documentar todos os projetos pessoais do cantor, ele segue o ex-Beatle em suas turnês ao redor do mundo, incluindo a "Out There", que voltou aos EUA neste mês. “É impressionante ver 50 mil pessoas de todas as gerações, quero dizer, de 3 a 100 anos, apenas apreciando a mesma música juntos!”, disse Kim, referindo-se às multidões que Paul comanda. “É um prazer para mim testemunhar e capturar esse amor e harmonia.”
Você pode dizer que foi um longo e sinuoso caminho(The Long and winding road .Sem vergonha da referência intencional aos Beatles) que trouxe Kim, um nativo da Coreia do Sul, para a sua posição atual como um fotógrafo internacional que já trabalhou com alguns dos maiores nomes das artes. O lensman, que se mudou para Los Angeles em 2010 após 15 anos vivendo e trabalhando em Londres, sentou-se com fotojornalista Mark Edward Harris no mês passado para a reflexão sobre esse caminho repleto de eventos.



Como é que você acabou trabalhando com Paul McCartney?
Na época que eu era fotógrafo de entretenimento sênior do Getty Images, cobri uma série de eventos internacionais como os festivais de Cannes, Veneza e Berlim e filmes promocionais. Eu construí alguns relacionamentos com alguns relações públicas e empresários de artistas durante esse tempo. Isso me ajudou quando fui freelancer no final de 2007.
O primeiro trabalho que eu tive como freelancer foi fotografar as Spice Girls durante quatro meses na turnê de reencontro delas. O publicitário que trabalhava para elas, Stuart Bell, também é assessor do Paul McCartney. Assim, após a turnê, ele fez Paul dar uma olhada no meu trabalho. Ele gostou e estamos trabalhando juntos desde 2008.

Quais foram alguns dos destaques do trabalho com Paul ao longo dos últimos seis anos?
Houve tantos. Nós (Paul e equipe) somos como uma família. Fui com Paul para a Casa Branca, quando ele recebeu o Prêmio Gershwin pelo presidente Obama em 2010. Tivemos um pequeno concerto na Casa Branca. Os convidados incluíam a família do Obama, congressistas, cerca de 200 pessoas. Foi um show incrível e uma experiência incrível. Outro foi a Olimpíadas de Londres (em 2012), onde Paul fechou a cerimônia de abertura com “Hey Jude”, e eu estava no palco com ele. Ele estava muito animado. Eu estava muito animado. O mundo estava muito animado.

Qual é a sua música favorita McCartney?
“I Saw Her Standing There” Eu amo, amo, amo essa música. É tão divertida. Tem ritmo de rock 'n' roll clássico e a história é realmente bonita. A história me faz lembrar da minha juventude na Coréia. "Bem, ela tinha apenas 17 anos, você sabe o que quero dizer, e a beleza dela não tinha comparação...
Quanto a um álbum, eu amo Abbey Road. Algumas das músicas são do Paul, algumas do George Harrison, algumas do John Lennon. Cada música tem um estilo tão bonito.

O que você diria que você aprendeu depois de muitos anos documentando essa pessoa - essencialmente, uma lenda viva?
Primeiro, nada é mais importante do que a família. Dois, ser humilde. Três, continue se dedicando e nunca faça nada que te prejudique.

O que o atrai para fotografar músicos?
No palco, os músicos produzem uma energia incrível, que você não pode esperar de uma sessão de estúdio. Ele só sai no palco. Durante a performance ao vivo, você pode capturar essa energia, mas você não tem nenhum controle. Nessa situação, eu sou um fotojornalista usando minha Canon 5D Mark IIIs para captar o que está acontecendo na frente da minha lente. No estúdio, eu posso influenciar a imagem, minha luz e minha direção da pessoa. Ambas as abordagens são muito diferentes, mas igualmente fascinante.







Onde o seu uso dramático de luz para os retratos de estúdio vem?
uma expressão em italiano, "chiaroscuro", que significa o uso de fortes contrastes entre claro e escuro. Eu começo na escuridão e construo a luz, pouco a pouco. Eu uso as ferramentas de modificação de luz, tais como pratos de beleza com grades. Uma inspiração desde cedo de iluminação para mim não era um fotógrafo, mas o pintor do século 16 Caravaggio. É semelhante à iluminação Rembrandt, mas mais dramática. Eu gosto de um pouco de escuro, a iluminação temperamental.

Também na ocasião usar a maior câmera de 8 por 10, que tem uma posição de destaque em seu estúdio. É quase um objeto de arte.
Estou usando a câmera de visão de 8 por 10 Kodak Eastman 2D para filmar uma nova série com placa de colódio úmido. Parte da razão pela qual eu gosto disso é porque é sangrenta dura. Quando eu comecei a escola em Londres, eu tiro filme. Quando você atiro o filme, é dinheiro. Você tem que comprar filme, papel e assim por diante. Cada tiro é importante. Eu amo a tecnologia da revolução digital, mas tudo é tão fácil, é muito fácil. Muitas imagens. Então, quando eu descobri esse processo prato molhado do século 19, eu me apaixonei por ele. Você tem que preparar os químicos e colocá-los no prato, em seguida, expor a imagem, em seguida, processá-lo. Você faz tudo. Às vezes funciona, às vezes não. Eu amo este processo analógico. Eu amo a textura dele. A originalidade. Depois de fazer um prato, é isso. A cor é em entre preto e branco e sépia, e as bordas têm um olhar muito misterioso para eles.

O que você levou para Londres para estudar fotografia?
Em 1995, com a idade de 22, eu fui lá para estudar cinema, na verdade, não fotografia. Quando eu estava na Coreia, eu trabalhei na indústria de TV um pouco, mas nunca pensei em ser um fotógrafo. Enquanto eu estava estudando cinema em Londres, eu estava ciente das muitas semelhanças entre cinema e fotografia. Então, eu comprei um par de livros sobre fotografia para estudar na lateral e emprestada uma câmera velha Pentax do meu companheiro de quarto que ele tinha guardada no armário. Quanto mais eu tirei fotos, mais eu me apaixonei por fotografia.
Matthew McConaughey (© MJ Kim)

Justin Timberlake
David e Victoria Beckham
Como é que isso evoluiu para uma carreira?
Enquanto eu estava em Londres, houve uma enorme crise econômica na Coreia em 1998, assim que meus pais não podiam apoiar meus estudos por mais tempo. Parei meus estudos de cinema na universidade e começou a trabalhar como fotógrafo estagiário em uma agência pequena notícia em Londres. Eu estava apenas tentando sobreviver no Reino Unido Havia, quatro estagiários na agência; Eu era o único estrangeiro. No final, eles contrataram um cara britânico e eu como fotógrafo em tempo integral. A agência especializada em processos judiciais. No Reino Unido, você não pode ter câmeras dentro do tribunal por lei, de modo que a nossa agência estava fotografando pessoas envolvidas em grandes casos que entram e saem do tribunal.

Eu trabalhei lá cerca de um ano, e depois conseguiu um emprego freelance tirando fotos para o Daily Telegraph também por cerca de um ano, então passou a trabalhar para a Press Association, que é como a Associated Press nos EUA. Eventualmente a Getty Images em Londres me ofereceu uma posição fotógrafo entretenimento como senior. Eu estava com eles de 2004 a 2007. Em 2008, após anos de trabalho no campo da fotografia e depois de recentemente começar a trabalhar com Paul, voltei à escola para obter um mestrado em artes na fotografia de moda em Londres College of Fashion. Eu não tenho que terminar meu primeiro B.A. (bacharelado) por causa de toda a minha experiência prática em fotografia.

Por esse tempo você teve um show incrível e já tinha alcançado tanto em sua carreira. O que fez você se sentir que precisava de mais tempo na escola?
Definitivamente, não os fundamentos técnicos. Eu estava procurando a resposta para a pergunta do que eu estava tirando fotos, e qual foi a definição de uma bela imagem. Eu estava ficando cada vez mais interessados ​​na arte do retrato.

Eu sabia como fazer sequência de ação ao vivo, porque eu era um fotógrafo de imprensa. Isso foi bom, mas, ao mesmo tempo, eu queria criar minhas próprias imagens, mas eu não sabia como. Então eu decidi voltar para a escola e aprender. Foi uma das melhores decisões que já fiz. Eu estava na escola e trabalhar ao mesmo tempo.

Acho que você pode aprender a técnica, tais como iluminação de estúdio, com bastante rapidez. Mas eu acho que a coisa mais importante para aprender é a compreensão do que está por trás das imagens, por que você acha que esta imagem é linda, por que você deseja criar este tipo de imagens. Eu tinha um monte de porquês, pontos de interrogação na minha cabeça. É por isso que eu decidi voltar para a escola.

E se a experiência na escola responder a maioria deles?
Sim, e talvez o mais importante: conseguir uma referência antes das filmagens. Quando eu fiz uma sessão de retratos com alguém antes de eu ir para a escola, eu só queria criar uma imagem bonita, mas realmente não apreciar o que uma imagem bonita era. Eu não sabia como preparar uma sessão. Eu aprendi isso na escola. Eu também aprendi a olhar não apenas a fotografia, mas a pintura e a arquitetura como inspirações visuais. Foi na escola que eu aprendi sobre Caravaggio. Eu poderia, então, aplicar esse conhecimento com as imagens que eu queria chegar. Eu ganhei muito mais profundidade em fotografia no London College of Fashion.

Para o meu projeto final para o mestrado, perguntei [a filha de Paul] Stella McCartney se eu poderia usar alguns de seus vestidos. Ela é uma grande designer. A série é sobre a ressurreição da alma moda. O conceito era que a menina estava deitada usando um vestido branco simples que representa a morte dela na vida real. Mas quando ela é ressuscitada, ela está usando um vestido de Stella e tem maquiagem completa e cabelo. Ela ressuscitou com uma alma moda.
 
Uma colaboração mais recente foi com a sua esposa (com quem tem dois filhos). O que é isso?
Minha esposa Jessica é um ilustradora. Ela tem um monte de inspiração dos Irmãos Grimm e suas histórias e sugeriu que nós recriássemos livros de histórias clássicas com fotos personalizadas. As crianças vêm para o nosso estúdio e escolhem fantasias que temos aqui a partir de seus clássicos favoritos Branca de Neve, Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e Maria, O Pequeno Príncipe, Jack and the Beanstalk. Eles são livres de direitos de autor. Eu fotografo as crianças vestidas com personagem, colocamos em posições que se relacionam com a história. Uma vez que as imagens são feitas, Jessica e sua equipe criam as ilustrações e, em seguida, fazem livros impressos. Nós também podemos fazer cópias da lona.

Trabalhando com Paul e outras celebridades é uma coisa incrível, mas é uma alegria totalmente diferente. Fazer um livro para crianças das pessoas, a alegria pura e a felicidade [as famílias] começa a partir do livro, e a experiência, fazer minha esposa e eu muito feliz.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.